Primeiro dia

Somos cristãos porque Deus nos perseguiu com seu amor

“Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

Lucas 19.10

Meditação: Você sabe por que é cristão? Você consegue explicar as razões que o fizeram abraçar a fé cristã? Talvez você esteja na igreja há anos e nunca tenha se perguntado sobre isso ou, quem sabe, você seja alguém novo na fé e esteja experimentando as novidades da vida em Cristo, por isso, ainda nem conseguiu fazer perguntas. Há muitas razões que nos fazem abraçar a fé. Existem muitas respostas diferentes para essas perguntas, mas, em se tratando da fé cristã, algumas respostas são comuns a todos os que se declaram cristãos, seguidores de Jesus. É justamente sobre o que nos é comum que estaremos refletindo nestes sete dias de devoção. Hoje, meditaremos na seguinte declaração: Somos cristãos porque Deus nos perseguiu com seu amor.

Você já parou para pensar que desde o nosso nascimento Deus tem nos perseguido com amor? Já parou para pensar que Deus tem feito tremendas demonstrações de amor por nós para nos chamar para Ele? Por exemplo, toda beleza da criação serve para dar testemunho[1] da divindade de Deus, do seu poder e, também do seu amor, pois Ele criou tudo formoso e ainda compartilhou com todos nós, dando-nos a capacidade[2] de admirar, usufruir e render graças a Ele. 

Mas, não é somente assim que Ele tem nos perseguido com amor. Mesmo o homem tendo rejeitado a demonstração de amor através da criação e seguido seus próprios caminhos[3], Deus enviou seu único Filho para buscar e salvar o homem que havia se perdido. Em Jesus, Deus abriu o seu coração, e demonstrou todo amor por nós[4].

Aqui está a grande diferença entre o Evangelho e a religião. A religião é o homem tentando buscar Deus através de um conjunto de obrigações e benefícios. O Evangelho é Deus perseguindo o homem de maneira incansável com o seu amor e graça. Por isso, não somos cristãos porque abraçamos os dogmas de uma religião, mas o somos porque fomos tocados incondicionalmente pelo infinito amor de Deus. Como João entendeu: “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro[5].

A percepção de que o criador de todas as coisas nos ama e nos busca de maneira paciente, porém determinada; apaixonada, porém incansável, tem o poder de conferir um sentido todo especial as nossas vidas. Essa certeza precisa nos acompanhar ainda hoje, assim como acompanhava Davi que escreveu: “Bondade e misericórdia têm me caçado, assombrado, perseguido meus passos todos os dias da minha vida[6]”. 

Então, a primeira resposta comum à pergunta “Por que somos cristãos?” é Somos cristãos porque Deus tem nos perseguido com amor

Para pensar: Você se sente caçado por Deus? Perseguido pelo amor, bondade e misericórdia de Deus? 

Oração: Dedique um tempo orando, em intimidade com o Pai. Agradeça a Deus porque Ele tem perseguido você com amor. Agradeça a Deus porque Ele o amou primeiro e, por isso, você é um cristão. Peça a Deus que você nunca perca a percepção de que Ele o ama incondicionalmente. 

Leitura bíblica de aprofundamento: Lucas 19.1-10, Lucas 15. 1-32


 

[1] Salmo 19.1, Romanos 1.20

[2] Genesis 2.26-27

[3] Romanos 3.23

[4] Romanos 5.8

[5] I João 4.19

[6] Salmo 23.6 (Possibilidade de tradução)

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.