Segundo dia

Somos cristãos por causa de Jesus Cristo

“Jesus perguntou aos doze: ‘vocês também querem ir?’ Simão Pedro lhe respondeu: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna’”. João 6.67-68

Meditação: Em nossa primeira resposta em busca das raízes da fé, descobrimos que somos cristãos porque Deus nos amou primeiro e esse amor foi expresso de maneira mais aberta e declarada através de Jesus Cristo. Nisso mora a segunda razão comum pela qual somos cristãos – somos cristãos por causa de Jesus Cristo. Parece óbvio, mas como bem salientou C. S. Lewis: “Às vezes, precisamos ser mais relembrados do que instruídos”. Justamente por isso, estamos revisitando nossas bases para fortalecer nossa identidade. 

Jesus é o centro e o cerne da fé, Ele é o alicerce e não é possível falar em vida cristã autêntica sem Ele. Jesus, enquanto caminhou como um de nós nas páginas da história humana, foi uma personalidade emblemática, que atraía multidões por onde quer que fosse. As pessoas se maravilhavam com suas palavras, pois falava com autoridade[1]. Em outras palavras, Jesus vivia aquilo que ensinava, mostrando a autenticidade e veracidade de suas declarações. 

O ensino de Jesus confrontava os líderes religiosos da época, mas mesmo estes não conseguiam superá-lo e sempre saíam humilhados quando tentavam fazer com que Ele caísse em alguma contradição. Toda beleza dos ensinos do Cristo, aliada às obras que Ele fez, o tornaram alguém admirado até mesmo por aqueles que não abraçaram o cristianismo como religião. John Stott afirma: “...há muitas pessoas que criticam a igreja e, ao mesmo tempo, mantêm uma admiração secreta por Jesus. De fato, eu nunca encontrei ninguém, nem espero encontrar, que não tenha um grande respeito por ele”

A grande questão é que ninguém consegue ignorar Jesus. Quando se está diante dele, sempre se está diante de uma decisão. Ou acatamos ou rejeitamos suas palavras; ou aceitamos ou rejeitamos o seu amor; ou deixamos sua graça nos tocar ou fugimos dela; ou vivemos nEle ou morremos sem Ele; ou morremos por Ele ou vivemos morrendo. 

Somos cristãos porque quando fomos confrontados com a vida e os ensinos de Jesus não ficamos em cima do muro, apenas admirando, como quem admira um grande sábio, mas tomamos uma decisão e resolvemos abraçar o amor, a graça, a vida e a misericórdia de Jesus. Somos cristãos porque não há ninguém como Jesus. Somo cristãos porque não há palavras mais cheias de vida e autoridade do que as de Jesus. Somos cristãos porque as Palavras de Jesus são verdade, Ele é a própria Palavra e a própria Verdade[2]. Somos cristãos por causa de Jesus Cristo.

Para pensar: Será que, como cristãos, temos tentado por em prática os ensinos de Jesus em nossas vidas? Quem é Jesus para você?

Oração: Passe alguns momentos em intimidade com Pai. Agradeça pela vida de Jesus Cristo, pelo seu infinito amor. Peça a Deus coragem para colocar em prática as palavras de Jesus em seu viver e que Ele nunca deixe de ser o centro da sua fé e vida cristã.

Leitura bíblica de aprofundamento: Lucas 4.18-19, Mateus 13. 16-17, Lucas 7.48-49

 


 

[1] Mateus 7.28 e 29

[2] João 1.1, João 14.6, João 17.17, João 17.3

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.